fbpx
10 erros que os pais cometem na educação dos filhos

10 erros que os pais cometem na educação dos filhos

Infelizmente, a tarefa de ser papá ou mamã não vem acompanhada de manual de instruções e, por muito que nos tentemos esforçar por saber tudo e mais alguma coisa antes da chegada do nosso rebento, nada é capaz de nos preparar para a grande aventura da paternidade. É um caminho que apenas se faz percorrendo-o e a aprendizagem vem, como em tudo, com a experiência.

Por vezes e, de forma inconsciente, tendemos até a adoptar a educação que nos foi dada pelos nossos pais quando, na verdade, a realidade então vivida nada tem a ver com a actual. Cabe a nós, papás, tentar estar a par das constantes alterações do meio em que nos inserimos para que a educação que damos aos nossos filhos seja a mais adequada.

Aqui ficam registados 10 erros a evitar na educação dos seus filhos:

1. Não ouvir/Não dar importância aos desabafos do seu filho

É muito comum os pais ignorarem aquilo que os filhos têm para lhes dizer por considerarem que são coisas sem importância. É, por vezes, difícil para um adulto colocar-se na realidade do filho e atribuir a mesma relevância que este ao seu problema. No entanto, é extremamente importante para o seu filho sentir que é ouvido pelos pais e que pode e deve partilhar o que bem entender com eles.

2. Repreender comportamentos usando o “não”

Alguns pais usam de forma excessiva a palavra “não”, por vezes apenas por impulso na tentativa de evitar o comportamento inadequado do filho. Fazem-no para evitar investir energia, tempo e emoção na resolução de um problema que poderia ser resolvido de outra forma. Ao repreender o seu filho, evite o negativismo e tente fazê-lo perceber as consequências das suas acções para que este tenha a liberdade de reflectir sobre elas e, assim, aprender com os seus próprios erros.

3. Não disponibilizar tempo para passar com o seu filho

Os momentos passados em família são a base para a construção de uma família unida e feliz. O seu filho só se vai sentir verdadeiramente apoiado e seguro, se disponibilizar tempo para passar momentos de qualidade com ele. É igualmente importante que esteja realmente presente quando está com o seu filho, isto é, sem estar constantemente ao telemóvel ou a pensar em questões de trabalho que possam eventualmente estar a inquietá-lo.

4. Recompensar os filhos com objectos materiais

Este comportamento vem por consequência do ponto anterior. É típico daqueles pais que passam muito tempo fora por qualquer motivo e pensam que a sua ausência pode ser compensada com brinquedos, comida ou outros itens caros. Ocorre também quando os próprios pais vivenciaram uma infância de pobreza e querem, agora em adultos, proporcionar aos seus filhos aquilo que não tiveram. Isto faz com que as crianças meçam o carinho e o valor das pessoas pelos bens materiais que estas oferecem, o que contribui para que todas as suas relações se baseiem no materialismo.

5. Não dizer “Amo-te”

Todos nós gostamos de nos sentir amados, sobretudo as crianças. As crianças necessitam constantemente de atenção, é na realidade na falta desta que muitas birras têm origem. É compreensível que no meio das tarefas do dia a dia, as demonstrações de afecto vão ficando para segundo plano mas faça um esforço por demonstrar ao seu filho o quanto o ama todos os dias.

6. Comparar o seu filho a outras crianças

Cada criança tem o seu ritmo e este não pode nem deve ser comparado ao de outras crianças. Ao estabelecer estas comparações, está a inferiorizar o seu filho e, por consequência, ele sente-se humilhado. Esta atitude pode desencadear problemas de auto estima que se agravam no futuro.

7. Abusar dos elogios (sem correlação com o comportamento)

Ao passo que inferiorizar o seu filho é uma má prática, abusar dos elogios também o é. Os elogios desempenham um papel importante na motivação de comportamentos, no entanto, é crucial saber em que circunstância tecer o elogio. O elogio deve sempre ser fruto de um esforço ou de uma conquista por parte do seu filho. Quando usado em excesso, para qualquer ocasião e para todos, torna-se vazio e sem significado.

8. Cair na super protecção

É natural que queira proteger o seu filho de tudo de mal que lhe possa acontecer mas compreenda que é da experimentação que o seu filho vai retirar a maior das aprendizagens. Só caindo e voltando a levantar é que ele aprenderá a desenvencilhar-se sozinho e a enfrentar as dificuldades de forma autónoma. Desta forma, o seu filho adquirirá competências imprescindíveis para o seu desenvolvimento enquanto ser humano.

9. Não atribuir ao seu filho nenhuma responsabilidade

Ensinar auto estima e responsabilidade desde cedo é muito importante para que o seu filho perceba que tem papéis a cumprir no seio da família. Desta forma, ele sentir-se-á útil e contribuirá nas tarefas do dia a dia. Comece por delegar tarefas simples e não caia no erro de achar que o seu filho é imaturo demais para assumir determinada responsabilidade. Mais uma vez, é com os erros que eles aprendem.

10. Fazer chantagem com o seu filho

Este é um erro comum que os pais cometem com os filhos desde que são pequenos, logo com a clássica chantagem de que não podem comer a sobremesa se não acabarem o prato principal. Muitos pais pensam que a chantagem funciona como motivação para os filhos quando, na realidade, é um método que não produz qualquer efeito em termos de aprendizagem. Se o seu filho não é suficientemente responsável para cumprir com as suas obrigações, fazer chantagem não lhe vai ensinar nada.

Revê-se em algum destes tópicos? Se sim, comece desde já a mudar esses pequenos comportamentos porque os nossos filhos são o nosso bem mais precioso e merecem a melhor educação!

Se ainda não tem filhos, tem já aqui algumas ferramentas reunidas para se aventurar na paternidade! E acredite, não se vai arrepender!

Veja o artigo:
7 Dicas para estimular a concentração dos mais pequenos

Partilhe no

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Insira o que procura, e pressione "Enter" para pesquisar

Os seus produtos

Nenhum produto no carrinho.

Options

Seleccionar