Se vai ser mãe ou pai, comece já a preparar todos estes gadgets para tornar a sua casa mais segura para a chegada do novo bebé.

O enxoval do bebé é um tópico que preocupa todos os pais, especialmente os que aguardam a chegada do seu primeiro filho. A preparação com antecedência de todos os itens necessários para tornar a casa mais segura para o recém-nascido, também conhecido como baby proofing (à prova de bebé), evitará preocupações de última hora e stress acrescido.

Para ajudar nesta tarefa e para que nenhum pai ou mãe se esqueça de nada, a Puzzle Family preparou uma checklist dos itens essenciais para acolher o novo bebé na família.

  • Proteção para os cantos e esquinas

Um dos primeiros problemas com que nos deparamos quando o nosso bebé começa a gatinhar e depois a andar é a proteção dos cantos das mesas, portas, armários, paredes, etc. Existem diversas formas de os proteger: desde fitas em borracha de diversas cores a protetores unitários em plástico. Quais os melhores? Isso cabe aos pais experimentarem para perceberem qual preferem.

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 11

 

  • Intercomunicador para o quarto do bebé

Se o seu bebé tem um quarto próprio, é importante os pais estarem a par das atividades noturnas do mesmo. Para além de som, atualmente muitos destes gadgets possuem também uma câmara de vídeo para poder perceber facilmente o que se passa com o novo membro da família. Poderá encontrar intercomunicadores em lojas de informática e pequenos eletrodomésticos, ou por vezes em lojas especializadas em artigos de bebé.

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 02

 

  • Fecho de segurança para móveis

As crianças são curiosas, especialmente nos primeiros anos de vida. Tudo é novo, a vontade de tocar, abrir e fechar tudo o que está à mão é grande. Existe sempre a possibilidade de se magoarem, por isso é importante que os móveis com gavetas e portas, assim como janelas e o tampo da sanita, terem um fecho de segurança. Poderá encontrá-los em várias lojas e em diversos formatos: desde velcros que ficam do lado de fora dos armários a peças que se colocam pelo interior das portas, tudo depende da preferência de cada um.

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 01

 

  • Protetores de tomadas

Cabos e tomadas são perigosos para os mais pequenos devido ao perigo de choque elétrico ao colocarem os dedos nas tomadas ou se tentarem morder os cabos. O ideal é não existirem cabos à vista – tente escondê-los ou colocar uma proteção para os mesmos. Poderá também tentar a mesma estratégia para as entradas de tomadas, com a utilização de capas protetoras.

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 04

 

  • Espelho retrovisor para o carro

Durante as viagens de carro, por mais pequenas que sejam, queremos que os nossos pequenotes estejam sempre seguros e felizes. Felizmente há uma forma de rapidamente vermos como estão, sem nos distrairmos durante a condução – um espelho retrovisor! Mas os carros já têm um? Sim, mas este é diferente. Coloca-o na cabeça do banco onde está a cadeira do bebé e só necessita de encontrar o ângulo correto para conseguir ver o mais pequeno da família quando olha para o seu espelho!

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 05

 

  • Gradeamento para escadas e divisões

Para quem tem casas com escadas ou divisões potencialmente mais perigosas para a curiosidade do seu bebé, o mais seguro é comprar um gradeamento para se assegurar que não conseguem passar daquele ponto. Se tiver animais, estes também funcionam para os manter afastados!

Estas grades existem em várias formas e para vários efeitos, algumas só para as portas, outras podem unir-se para criar uma divisão dentro do quarto para ficarem a brincar, ou impedir o acesso a zonas mais perigosas como a lareira.

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 13

 

  • Travão de porta

Um travão ou batente de porta é indispensável para a vida dos pais com crianças e bebés. Estes existem de diversas formas e tamanhos, agradando a todos os gostos! Este batente pode ter um aspeto mais decorativo ou algo que passe despercebido, pode ser um divertido coelho ou parecer madeira, passando despercebido em todas as divisões!

Aconselhamos também outro protetor para a porta não se fechar e magoar as mãos dos mais pequenos.

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 06

 

  • Proteção para o fogão e forno

É normal sentirmo-nos atraídos pelo fogo e pelo calor que este emite, porém é preciso ter muito cuidado com o mesmo. A solução para evitar uma possível situação menos feliz e dolorosa para o seu bebé é arranjar uma proteção para o fogão. Estas existem em várias formas, desde proteções para a zona dianteira do fogão, protegendo as pequenas mãos de entrar em contacto com o fogo ou com uma placa demasiado quente, como proteções para os botões do fogão.

Estes protetores evitam também que os mais pequenos agarrem os cabos de frigideiras e panelas perto da beira do fogão.

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 12

 

  • Termómetro

Talvez um dos mais importantes gadgets desta lista, mas que já costuma estar presente em todas as casas – o termómetro. Essencial para ver a febre, porém também é muito importante para medir a temperatura da água para o banho do nosso bebé, que deve estar entre os 36/37ºC.

Existem vários tipos de termómetros: uns só para a água, outros medem a temperatura por infravermelhos na testa, ou talvez preferia os mais habituais que medem a temperatura debaixo das axilas ou os de ouvido. A escolha fica para os papás e mamãs, mas podem sempre informar-se nas farmácias ou lojas de artigos para bebés que também comercializam estes acessórios.

puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 08

 

  • Capa protetora para torneira

Por último na nossa lista, existem as capas protetoras para torneiras. Estas evitam que durante o banho os mais pequenos mexam nas torneiras naqueles poucos segundos em que desviamos o olhar para pegar no champô ou na toalha.

Poderá encontrar estes gadgets com formas divertidas de elefantes, baleias, polvos, etc, para manter o seu bebé entretido.

1puzzle family blog 10 gadgets babyproofing 09

 

Para além desta lista de gadgets, deixamos ainda três sugestões igualmente importantes para os novos papás e mamãs:

  • Prender Tvs e móveis pesados para não caírem;
  • Mover objetos perigosos e mais pequenos para níveis mais altos, longe do alcance das crianças;
  • Retirar plantas tóxicas para bebés e crianças de dentro de casa, evitando que lhes toquem ou mordam.

 

Já começaram a preparar a vossa casa à prova de perigos para bebés? Contem-nos qual é o mais importante desta lista e quais acham igualmente necessários para um total baby proofing de qualquer casa!