A sustentabilidade é um tema cada vez mais falado por todo o mundo. Isto deve-se principalmente às alterações climáticas, cada vez mais impossíveis de ignorar e controlar.

Se já comprou a sua camisola de natal da Puzzle Family, deve ter notado que este ano reduzimos o desperdício nas nossas embalagens: as nossas peças seguem dentro de uma caixa de cartão, envoltas em papel sulfite para as proteger, sem fita cola para fechar, com um laço e um postal. Apenas a caixa de cartão tem fita cola transparente, que esperamos substituir por uma opção mais sustentável no futuro.

A Puzzle Family procura ser cada vez mais sustentável possível. Temos utilizado o deadstock como matéria prima, fibras naturais, produzir em quantidades reduzidas ou por encomenda, reduzir o consumo de plástico no embalamento e envio dos produtos, utilizar cartão reciclado e, claro, pagar ordenados justos aos seus colaboradores – sim, isto também está relacionado com a sustentabilidade.

Por estas razões, a Puzzle Family juntou algumas ideias de embrulhos mais sustentáveis para as suas prendas de Natal deste ano! E poderá reutilizar o laço e o papel que recebe na sua encomenda de camisolas de Natal para decorar as suas prendas!

Papel Sulfite

O papel que vem na sua encomenda Puzzle Family pode ser reutilizado para outras prendas, especialmente se forem embrulhos mais pequenos. Basta cortar o papel para o tamanho que pretende, utilizar um cordão ou, caso seja mesmo necessário, fita cola, para o fechar. wCc9sAg7sEjzdmH3ToeRe6-768-808edba2263a1475648e8c7373c01c330e Pode ainda pôr as suas crianças a enfeitar o papel com os seus incríveis desenhos e criatividade!

Papel de jornal ou revista

Ainda tem aquelas revistas e jornais mais antigos que não deitou para o lixo? Ou folhetos de publicidade? Use-as também para os seus presentes! Podem não ser os mais bonitos, mas têm imensas utilidades. Pode até cortá-los em tiras pequenas e encher um jarro ou caixa e esconder a prenda ou protegê-la, ou ainda utilizá-los para criar laços e decorar as prendas. 913d7fad12e7586badd1a406903ef68759433569651c8b0c9baa5dafe8d8c445-small-gift-bags-small-giftsd32ff7b76da4f2b58b05bb8e75eceb42

Roupas antigas ou restos de tecidos

Furoshiki é uma técnica japonesa muito antiga para embrulhos muito charmosos. Tem roupas que já não usa em casa? Ou pedaços de tecido que não utiliza? Pode dar-lhes uma nova vida, utilizando-os para embrulhar as suas prendas! Até pode fechar o embrulho com uma fita de tecido de outra cor, ou se quiser ir ainda mais longe, fazer um bordado bonito no tecido! Se o oferecer a alguém que goste de costurar, este tecido terá uma terceira vida. sustainable-wrapping-ideas-718x581-1Captura-Web_23-11-2021_134859_staticnkjn-2_1024x1024

Sacos de papel

Desde há alguns anos viu-se a mudança da utilização de sacos de plástico, até então gratuitos nos supermercados e em lojas de roupa, para sacos pagos e de papel, promovendo a sua reutilização. Algumas marcas, nesta quadra, aproveitam o design dos seus sacos para que os clientes lhes possam dar outra vida, utilizando-os como papel de embrulho. image-asset92 Pode utilizar os seus sacos de papel da mesma forma, personalizá-los com os desenhos dos seus filhos ou utilizar elementos como azevinho, folhas ou flores para decorar e personalizar os seus embrulhos!

Caixas de cartão

Se tem caixas de cartão de encomendas que recebeu ou algum eletrodoméstico que comprou que veio com uma caixa, também pode aproveitar esse cartão para fazer embrulhos. Pode também utilizar outras embalagens de compras online que tenha recebido. Tudo é possível! gift-box-from-carton-box-featurecardboard-boxes Para decorar, além do laço que enviamos com as suas camisolas de natal, experimente utilizar folhas de rascunho ou restos de papel de embrulho para criar decorações para as suas prendas ou até mesmo a sua árvore de natal e casa.   O importante é reutilizar o que já tem em casa para diminuir o desperdício de papel de embrulho que, na maior parte dos casos, não é reciclável. O papel de embrulho acaba por ser utilizado apenas uma vez e vai para o lixo, por isso, se conseguir, reutilize também o papel dos presentes que receber. Pode ainda aplicar mais do que uma destas ideias numa só prenda, criando embrulhos personalizados e criativos!