7 Dicas para estimular a concentração dos mais pequenos

7 Dicas para estimular a concentração dos mais pequenos

7-Dicas-para-estimular-a-concentração-dos-mais-pequenos

Nos dias de hoje, é cada mais difícil manter os mais pequeninos sossegados. Quem nunca ficou completamente tresloucado pois o mais pequenino parece ter devorado um lote de pilhas. Os mais pequenos, por muito que sejam protegidos, vivem rodeados de rotinas desenfreadas e demasiado agitadas, fruto de um mundo cada vez mais tecnológico. Porém, esses estímulos, por vezes, causam sérios problemas ao nível da sua concentração.

Conheça 7 dicas para estimular a concentração do(s) seu(s) filho(s):

  1.  Estimule-o e promova a autoestima: Sempre que o seu filho falha um desafio ou uma atividade sente-se frustrado, e em alguns casos, poderá começar a achar que é um “menino diferente”. Mas não o deixe sentir-se assim, faça-o sentir-se amado!
  2. Não grite, pois isso irá confundí-lo ainda mais e favorecer a desconcentração.  É importante que tome consciência do nível de concentração da criança. Poderá ter uma ligeira falta de  concentração, como em alguns casos, sofrer de, por exemplo, de Hiperatividade ou de Défice de Atenção. Nesse caso é importante ter consciência para saber como lidar, para que o seu filho não se sinta diferente.
  3. Aprenda a manter-se calmo e firme, de forma a conseguir lidar, da melhor forma, com a desconcentração e conseguir orientar a situação;
  4. Promova o diálogo entre todas as partes: pais, filho(s) e professores. Se o seu filho for desconcentrado, facilmente perde o foco e acaba por desistir. É importante que o professor esteja alerta para criar mecanismos para ajudar a captar o interesse da criança;
  5. Crie um sistema de recompensas para que o seu filho se sinta motivado a terminar determinada tarefa e, no final, receba um pequeno miminho, para assinalar essa pequena GRANDE vitória!
  6. Incentive o seu filho, desde pequenino, a criar listas de tarefas. Assim, sempre que completar uma, terá o prazer de a ver riscada!
  7. Por fim, mas não menos importante, promova um conjunto de atividades lúdicas que estimulem a sua concentração, como por exemplo, fazer jogos de tabuleiro, montar puzzles, fazer jogos em grupo. Este tipo de jogos irão estimular o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade e das competências sociais do seu filhote.

Comece hoje mesmo a estimular a concentração do seu filho e, já sabe, partilhe connosco os resultados!

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

Options

Seleccionar